AdobeStock_63095390-730x411

Embalagens… um cuidado que você precisa ter!!

Quando se tem uma loja virtual, você precisa saber que o seu cliente não estará vendo o produto e nem tocando nele, as únicas referências que fazem ele comprar, são a imagem e os comentários de pessoas que já compraram. E mesmo depois da compra, o produto não vai ser a primeira coisa que o cliente irá ver, mas sim a embalagem!

Muitas empresas não dão a devida atenção aos pacotes em que enviam seus produtos, e é super necessário que isso mude. O Brasil é bem grande então algumas compras online demoram dias para chegar até você, enfrentando muito chão e impactos, por isso é muito comum encomendas chegarem amassadas, sujas e até mesmo rasgadas, o que pode estragar o produto, e seu consumidor não quer isso, afinal, ele pagou pela mercadoria e merece receber ela inteira e em perfeitas condições.

Outro ponto que interfere nesse cuidado com as embalagens é o preço! Muitos empreendedores acham que o gasto seria muito alto para fazer algo mais bonito ou até mais resistente, e não é bem assim que a coisa funciona.
Pare e pense nas compras que você já fez… Separe uma compra feita em algum site grande, como a Amazon ou a Renner por exemplo, e alguma compra feita de um empreendedor que está começando ou que é bem pequeno. As embalagens dessas grandes marcas são personalizadas com o logotipo da empresa ou até mesmo o nome, assim como as cores e a identidade visual. Já a embalagem do pequeno empreendedor pode ser mais simples pela falta de grana para fazer algo mais bonito.
As empresas grandes contam com maquinário para a confecção dessas embalagens, pelo simples fato delas serem grandes, e receberem muitos pedidos todos os dias. E ainda vale ressaltar que muita empresa grande por aí não liga e envia seu pacote de qualquer jeito.
É por isso que grande parte dos empreendedores não investem nisso, por acharem que ficaria muito caro, e realmente desse jeito ficaria! Mas aqui vou falar para vocês como fazer embalagens bonitas mas gastando pouco.

Personalizados:
As Lojas Renner tem um saquinho vermelho com seu nome e seu logotipo, e são nesses saquinhos em que a maioria de seus produtos são enviados. Mas você empreendedor não possui toda a estrutura que ela tem, então como fazer embalagens personalizadas?
Você vai trabalhar de acordo com o fluxo de pedidos que você possui, veja se é um fluxo que você daria conta de embalar e personalizar e comece o trabalho.
Suponhamos que você tenha uma impressora em casa, você pode fazer uma arte bonitinha para estampar ou simplesmente pegar seu logo, imprimir, recortar e colar. É bem simples e faz toda a diferença, pois o cliente vai olhar para aquilo e ter a certeza que você tirou um tempinho do seu dia para fazer e não somente pegou qualquer saquinho ou caixinha e mandou para os correios.
Outra sugestão para o caso de você não ter uma impressora é imprimir uma quantidade boa em uma gráfica de sua cidade, pois quanto mais impressões mais barato fica.
Uma coisa super legal também é o uso de carimbos, que você encontra em papelarias e pode também mandar fazer, o que acaba sendo mais barato e dando um toque todo especial na sua encomenda. Existem carimbos prontos, que você pode encontrar, compre alguns que façam referência ao seu nicho e use a sua criatividade.
O que eu mais acho legal e que também me enche os olhos quando vejo em algum produto que eu comprei é a escrita a mão. Esse com certeza vai te tirar mais tempo e mais esforço, mas o resultado fica impecável.

Formatos:
Uma boa forma de você inovar e não gastar demais, são os formatos. Dê uma pesquisada, ou vá para debaixo de uma árvore e coloque a cabeça para pensar, imagine ou desenhe estilos que você acha que ficaria legal nas suas embalagens. Faça referências ao seu nicho e seus produtos, invista em cores e formas geométricas para compor, a partir da ideia você pode conversar com o seu fornecedor e ver se ele pode fazer as modificações com um custo mais baixo.

Brindes e cartões:
Meu Deus eu não tenho dinheiro para investir em brindes!!!! Calma…
Você não precisa colocar um iPhone como brinde para a pessoa, compre algo mais simbólico, de preferência em muita quantidade, para sair mais barato, ou se você mesmo quiser fazer alguma coisa para enviar para o seu cliente, fica a seu critério!
E como eu já falei, algo escrito à mão fica impecável, e se você escrever um bilhete então, nossa, a pessoa vai se sentir querida, e não precisa ser um texto para cada cliente, compre algum papel bonitinho, colorido ou faça algo nele, e escreva algo simples como “Obrigada pela compra, se você quiser postar no Instagram e me marcar, eu agradeceria e repostaria @tal”.
Esse lance de colocar a rede social para a pessoa seguir é bem legal, e não precisa ser necessariamente em um cartão, você pode colocar direto na embalagem.

Enfeites:
Esse talvez seja o mais fácil e que qualquer pessoa consegue fazer! Coloque um laço, uma fitinha, algo assim, já dá um charme a mais para o seu envio.

Embalagens recicladas ou reutilizáveis:
Mandar uma embalagem que o cliente poderá reutilizar de alguma forma pode ser uma sacada muito boa, uma caixinha, um potinho, são opções que podem ser úteis, já que muitas pessoas tem bastante coisinhas que precisam guardar.
Já as embalagens recicladas, vão transmitir uma mensagem de conscientização as pessoas, e muitos consumidores buscam comprar de empresas que tenham essa pegada mais consciente. Plástico, papel, alumínio, existem muitas empresas que trabalham com a reciclagem desses produtos e a confecção de novos. Você pode dar uma pesquisada e achar alguma empresa assim, que você consiga fazer um acordo, porque infelizmente, aqui no país as opções recicladas podem custar mais caro do que a convencional.

Com essas dicas, você pode começar a pensar nas suas embalagens…
E se vocês usarem alguma dessas dicas, postem nas redes sociais e nos marquem! Estamos sempre de olho no que vocês comentam, e se você gostou da dica, compartilha com alguém!!!!

Comments are closed.