principais-erros-de-um-ecommerce-1

Erros que você não pode cometer no seu Ecommerce!

Às vezes por inexperiência ou falta de atenção você comete erros que são cruciais nas finanças do seu negócio.
É normal errar, mas um erro pequeno que passa despercebido pode acabar virando uma bola de neve. Por isso mantenha um controle financeiro, tenha a certeza de todos os gastos que você vem fazendo, assim como o faturamento da empresa.

Mas antes de fazer esse controle se atente em alguns erros bastante comuns…

Misturar a vida pessoal com o trabalho: sempre mantenha as suas finanças bem divididas, sabendo exatamente qual dinheiro é do que, pois no fim do mês você pode observar um lucro a mais e não saber de onde veio, assim como, ter um prejuízo e não ter certeza se alguma conta pessoal interferiu nesses valores. Mantenha tudo organizado em uma planilha, ainda mais se precisar pegar dinheiro de um pra ajudar o outro, por mais que não aconselhemos isso, se precisar mesmo, anote tudo, cada centavo, porque acredite, faz bastante diferença no seu fechamento.

Não ter um controle de estoque: você gosta de finalizar uma compra e depois ser informado que o produto está indisponível? Com certeza não né? Pode ter certeza que seu cliente também não! É por isso que você tem que ter muita atenção nos estoques da sua loja, verifique sempre a quantidade e disponibilidade, assim como previsões para o reabastecimento de produtos. Tenha uma planilha dos produtos que mais fazem sucesso e que mais vendem e sempre tente deixá-los disponíveis no estoque.

Não ter um controle de gastos: é super necessário ter um controle das suas finanças, e como eu já falei, um controle só da empresa, sem gastos pessoais. Despesas fixas como salário de funcionários, fornecedores e contas mensais devem estar organizadas, assim como gastos variados como um concerto de uma peça do seu computador por exemplo. Lembre-se de sempre anotar tudo, todo dinheiro que sai, e também todo o dinheiro que entra, para no fim do mês você não assustar com seu saldo bancário.

Não saber negociar: sempre tenha em mente que seu cliente sempre irá jogar a culpa em você se um produto falhar, tanto em prazo de entrega como em qualidade, independente se você trabalhar com fornecedores ou não. Então manter uma relação boa com o pessoal que você trabalha é fundamental, assim como saber negociar, e saber fazer a cobrança sempre que precisar. E outro ponto positivo dessa boa relação é a maior facilidade na geração de um desconto, o que pode te colocar na frente de seus concorrentes.

Não ter um planejamento inicial bem definido: um erro que pode te levar à grandes prejuízos ou até mesmo à falência é a falta de um planejamento inicial e também um controle financeiro bem definido. Uma loja virtual má administrada pode sim te dar grandes dores de cabeça, então para evitar isso, seja uma pessoa organizada. Saiba exatamente o que você vai vender, para quem vai vender, formas de pagamento, fretes, embalagens e tudo mais que for vital para sua empresa. Faça um controle financeiro para saber exatamente os valores que vão suprir todas as suas despesas, e em quanto tempo você vai conseguir ter o retorno do seu investimento. A partir daí vai ficar muito mais fácil de fugir dos prejuízos e traçar boas estratégias para alcançar maiores e melhores resultados.

Terceirizar serviços: cortar custos é ótimo no início de qualquer empresa, e uma forma de fazer isso é terceirizando serviços. Tornar o seu negócio lucrativo é a sua meta, então reveja sua administração, substitua o que não está dando certo, reveja suas aplicações e as mude se necessário.

Não controlar o fluxo de caixa: você controla seu fluxo de caixa? Se a resposta for não, depois deste artigo você vai começar já a fazer isso! O fluxo de caixa funciona como uma central de inteligência e se for acompanhada de perto e bem administrada é possível tomar boas decisões, além de conseguir saber se a empresa está perto de atingir alguma meta e saber os melhores momentos para fazer um investimento.

São erros como estes que podem acabar com seus sonhos, mas como você acompanha nossos artigos já está atento e não vai passar por isso!

Comments are closed.