bar-1846137_1920

Seu Público Procura Preço ou Valor?

Meu público quer preço ou valor? Você já se fez essa pergunta? Se não, comece a pensar nas possíveis respostas agora!!!

Essa é uma pergunta com uma resposta difícil, afinal, não dá pra se ter noção com base em achismos ou sem observação.

Você vai conseguir essa resposta observando mesmo, e isso leva um tempinho, ainda mais se for um negócio recente.

E para isso você pode estar observando coisas como:

-Seu cliente é um cliente que chora muito?
-O seu nicho tem muita ou pouca concorrência?
-Os sites dos seus concorrentes são bem enfeitados ou mais clean?
-De 10 clientes, quantos aceitam o preço tranquilamente?
-Você já recebeu algum comentário do tipo “fulano faz mais barato”?
-Você já ouviu alguém dizendo que você deveria cobrar mais caro?

Algumas dessas perguntas podem parecer bestas mas vão te dar uma orientação do tipo de cliente que você tem hoje.

O fato do cliente chorar demais diz muito sobre ele! Esse cliente com certeza não se interessa pelo quão atraente seja sua loja, ou o quão bonita seja seu site, por todo o investimento em treinamento, o que torna a recepção muito mais atrativa e melhor, e outras coisas que aplicam valor a sua empresa e demonstram mais sobre sua marca.

Esse consumidor só quer encontrar o preço mais baixo, mesmo que para isso tenha que enfrentar situações ruins no decorrer da compra.

E isso pode estar ligado ao tamanho do seu nicho de mercado, as lojas revendedoras de maquiagem por exemplo, existem várias e muitas delas conseguem clientes pelo baixo preço.

Mas cada vez mais o mercado vem se preenchendo com consumidores com mais senso crítico, esses são os clientes que escolhem onde vão comprar, com base em atendimento, lugar a até coisas simples como a entrega ou comunicação.

Já reparou que sites com estilo mais “clean”, sem muitos detalhes e com uma interface mais intuitiva e objetiva, são sempre remetidas a produtos caros? A Apple por exemplo, o site deles é super simples, com poucos botões e detalhes, porque a maioria dos clientes comprar por valor, por qualidade, e não por preço.

Agora em contra partida, abra o site do AliExpress e repare a quantidade de banners, botões e informações, é simplesmente lotado, e os clientes gostam disso.

Se você está começando a ter uma noção mais real do seu tipo de cliente, relembre e diga em voz alta, alguma vez já falaram que seu produto estava barato até demais? (sem qualquer tipo de promoção)…

Se a resposta for sim, isso é um grande indicativo que seu cliente quer valor e reconhece que aquilo deveria valer mais…. Vendedores de artesanato são um grande exemplo disso, porque seus clientes são pessoas que vão ter um apego pelo produto além de admirarem e valorizarem todo o esforço existente por trás.

Essas respostas podem variar bastante de nicho para nicho, até porque analisamos três tipos bem diferentes de produtos: Eletrônicos, maquiagem e artesanato. Só o tempo te dará essas respostas, e com base nelas vai ser mais fácil de traçar metas e desempenhar seu trabalho.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!!
Siga a Just nas redes sociais! Facebook e Instagram
Just

Leave a Comment