typewriter-1170657_1920

Você sabe a importância da tipografia no seu site?

Antes de saber a importância da tipografia… você sabe o que é a tipografia?

A tipografia é bem mais do que só as fontes, ela envolve todos os procedimentos artísticos e técnicos que abrangem muitos passos da produção gráfica, desde a criação até os acabamentos e arranjos visuais das palavras.
E já que estamos falando da escrita, é de fundamental importância que ela seja trabalhada da melhor forma possível, já que as palavras e a forma visual das mesmas, interferem no design e na mensagem que você quer transmitir.
Então, vamos entender alguns conceitos?

FONTES-> Existem hoje 4 configurações de fonte:
Góticas: todos os estilos de fonte que remetam a escrita ornamentada, com características angulares e com ausência de curvas. É um tipo de fonte não muito comercial, em textos grandes por exemplo, onde o total uso dessa escrita causa uma dificuldade da leitura e bastante confusão. Com toda a certeza os medievais não priorizaram a clareza quando implementaram essa escrita e sim a beleza, já que o texto ganha um ar muito mais artístico.

Romanas: é a escrita mais utilizada nos dias de hoje, ainda mais em textos longos. É um modelo de fonte que apresenta um espaçamento proporcional, deixando o texto bem mais legível. Existem 4 tipos de grupos das fontes romanas, o antigo (baixo contraste entre traços finos e grossos), transicionais (tem um médio contraste entre os traços e uma transição entre as diagonais), moderna (alto contraste entre os traços) e a serifa quadrada (estilo máquina de escrever).

Grotesca: possuem um design limpo e simples, sendo ideais para títulos, mas não muito aconselhadas para textos longos. Assim como na fonte romana, o tipo grotesco também possui alguns grupos: grotescas (formas mais condensadas), neogrotescas (formas mais amplas), geométricas (arredondadas), humanísticas (maior contraste nos traços), quadradas (caracteres com perfil quadrado) e arredondadas (extremidades arredondadas, o que proporciona um conforto visual).

Escriturais: fontes projetadas para imitar a letra à mão, dando a impressão de uma escrita junta, imitando a escrita cursiva da língua portuguesa. E assim como na escrita humana, existem modelos mais fáceis de ler do que outros.

MEDIDAS TIPOGRÁFICAS->
Caixa alta:
são as letras que na escrita humana, correspondem às maiúsculas.

Ascendente: é a linha que acompanha a altura das letras.

Linha de base: é a linha que a maioria das letras tem como base.

Descendente: é a linha que acompanha as letras abaixo da linha base, ex: j, p, q e g.

Leading: distância entre linhas.

Tracking: distância entre palavras.

Kerning: distância entre caracteres.

Hierarquização visual: é o uso de diferentes tamanhos, famílias, distâncias e variações, que pode mudar toda a forma do texto.

Composição gráfica: é o alinhamento e o espaço onde se encontram as palavras, que tem quatro estilos diferentes: esquerda, direita, centro e justificado.

Agora que você sabe os pilares da tipografia, é hora de saber e entender os principais erros cometidos e em que eles afetam a estética e visibilidade do seu site. Confira!!!!

1. Escrever uma mensagem séria com uma fonte brincalhona ou o oposto.
2. Tomar cuidado com a legibilidade e leiturabilidade, parece óbvio mas muitas pessoas pecam nisso. Imagine que você viu uma fonte linda e que te chamou a atenção, mas não observou a estrutura da fonte e onde ela seria melhor aplicada, e escreveu mesmo assim. Pode facilmente acontecer do texto ficar ilegível ou até passar a mensagem errada, o que pode afastar leitores e até possíveis clientes.
3. Outro ponto bastante importante é o contraste do seu texto! Tome cuidado com as cores das fontes e o background do seu site, certifique-se que o texto poderá ser lido.
4. Espaçamento também é perigoso, pois um texto com as letras muito juntas ou muito separadas, se torna cansativo e com certeza muita gente vai perder o interesse na leitura.

Ah! Outra dica muito importante na hora de escolher a tipografia é a persona! Isso mesmo, saiba exatamente para quem você está escrevendo e assim, defina as melhores fontes para se comunicar com ela.

Comments are closed.