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Você Sabe o que é o CAC?

Muito presente no universo do comércio eletrônico, o CAC ou Custo de Aquisição de Clientes é uma métrica que relaciona o valor do investimento em marketing e o número de novos clientes.

Essa métrica te permite saber quanto cada novo cliente te custou, ou seja, quanto menores forem os números de investimento mais lucro você vai ter.

Você já sabe o que é o CAC, então agora é hora de aprender a calculá-lo!!

Primeiro desconsidere todas as áreas da empresa que não estão ligadas diretamente a aquisição de novos clientes e separe o período em que você vai colher os dados.

Identifique todos os gastos que você teve com marketing nesse período, como salários, ferramentas, anúncios, eventos e tudo que estiver ligado com a exposição e apresentação do seu produto e some com todas as despesas de vendas, como viagens, ferramentas, comissões, salários, infraestrutura e outros que auxiliem no processo das vendas da empresa.

O resultado dessa soma precisa ser dividido pelo total de novos clientes do período.

De uma maneira mais dinâmica:

Gastos com marketing + Gastos com vendas
_____________________________________

Total de novos clientes

Com base nesses dados você pode ter um direcionamento para diminuir seu CAC, e consequentemente aumentar sua lucratividade.

5 importantes pilares para isso são:

-ter um bom planejamento
-investir em conteúdos
-continuar mantendo uma relação com o cliente
-ter um bom pós-venda
-segmentar seu público

Essa métrica é usada por quem utiliza o Google Ads, Facebook Ads ou outro meio de anúncios, afinal, ela é usada para o cálculo de investimento, para saber quanto está custando cada cliente e o que pode ser feito para reduzir esses valores.
Quer saber mais sobre o Google Ads? Confira esse artigo “Google Ads, vem entender como essa ferramenta funciona” e descubra mais sobre essa poderosa ferramenta!!

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